symbol Notícias
25
setembro 2019

Linguagem corporal - A importância do seu domínio

Atualmente, a curiosidade pela temática da linguagem corporal e a interpretação de microexpressões faciais tem vindo a crescer. As motivações que estão por detrás deste interesse prendendem-se muitas vezes pela preocupação em causar uma boa imagem perante os outros, saber interpretar as verdadeiras intenções dos interlocutores, utilizar esta interpretação como vantagem em processos de negociação ou conflito.

O processo de comunicação contempla uma grande variedadede de formas, sendo que o primeiro pressuposto para que a comunicação possa ocorrer é existir um emissor e um recetor.

A linguagem corporal constitui uma forma de comunicação não-verbal que abarca posturas, gestos, expressões faciais entre outros aspetos. O peso que a linguagem corporal detém na comunicação leva muitos especialistas a indicar que os gestos e as expressões faciais falam muito mais do que as palavras.

Na interpretação de gestos e expressões é de extrema importância por um lado, ter em conta o contexto em que a interação se desenrola e por outro analisar a comunicação que se estabelece, como um todo, estando atento a mudanças de padrão repentinas. 

Nesse sentido, é fundamental nos dias de hoje dominar a interpretação da linguagem corporal e das microexpressões faciais, nomeadamente em contextos profissionais em que se organiza e dirige recursos humanos, onde se realizam vendas e negociações e na gestão de situações de conflitos ou reclamações.

A DUAL irá desenvolver um curso ligado a estas temáticas, em Lisboa, Porto e Portimão já no próximo mês de Outubro: Linguagem Corporal e Microexpressões Faciais.