symbol Notícias
19
outubro 2018

Projeto Internacional iidVET

No início de outubro, uma equipa da DUAL participou num workshop internacional em Espanha, na região de Castela e Leão, cujo objetivo foi a partilha de experiências sobre a formação profissional dual.

Integrado no projeto iidVET, que significa “Improving the Implementation of Work-Based (Dual) Vocational Training policies through Peer Learning, Experience and Exchange” ou resumidamente, “Improving, implementing dual VET”, este workshop incluiu várias atividades, entre as quais se destacam:

  • Uma conferência realizada no Conselho Económico e Social de Castela e Leão;
  • Visitas a uma empresa e a um Centro de Formação Profissional da região de Burgos;
  • Uma reunião de trabalho na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Burgos, promovida pelo Conselho das Câmaras de Comércio de Castela e Leão.

Financiado pelo Programa Erasmus +, o projeto iidVET iniciou há precisamente um ano e terminará em outubro de 2019. Integra parceiros de cinco países: de Espanha fazem parte a Junta de Castela e Leão (que coordena o projeto) e a Associação das Câmaras de Castela e Leão; da Itália a Câmara de Comércio Italo-Germânica, a “IFOA” - Instituto de Formação da Região Emília Romanha e a entidade pública responsável pelo emprego e formação da mesma Região; da Alemanha participa o “Bildungswerk der Baden-Württembergischen Wirtschaft e. V.”, parceiro de empresas e associações empresariais e da Áustria a WKO - Associação das Câmaras Austríacas; de Portugal, além da DUAL, participa também o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Através de atividades de “Peer-Learning” e visitas de estudo, o projeto dará a conhecer a realidade em países já muito familiarizados com o sistema de formação profissional dual (Alemanha e Áustria) e noutros com estruturas e realidades semelhantes e mais recentes, como é o caso de Espanha, Portugal e Itália.

O próximo encontro realiza-se já no final do mês de novembro, desta vez em Lisboa. Recorde-se que a DUAL, o serviço de Qualificação Profissional da CCILA, desenvolve com sucesso esta modalidade de formação em Portugal há já 35 anos.