symbol Notícias
19
outubro 2018

Qualificação Profissional em Debate

As PME na economia global”, foi o mote do Fórum Bizfeira 2018, que se realizou no Europarque no passado dia 11 de outubro e no qual a CCILA e a DUAL mais uma vez marcaram presença.

Organizado pela plataforma de business network Bizfeira, que constitui um espaço virtual de negócios ativo e colaborativo no qual empresas e pessoas estabelecem uma rede de oportunidades, perspetivando a alavancagem da economia, este Fórum incluiu, num único dia, um conjunto de ações, das quais se destacam: uma conferência, dois biztalks, vários meetings e espaços de networking.

A conferência abordou questões relativas às relações económicas e empresariais com os EUA, tendo em consideração a relevância deste mercado para as empresas de Santa Maria da Feira, e contou com a participação de Graça Didier, Diretora Executiva da Câmara de Comércio Americana em Portugal, Rafael Patiño, Conselheiro Comercial da Embaixada dos Estados Unidos em Portugal, entre outros.

Considerando que as oportunidades da economia global exigem às empresas um reforço da sua competitividade, obrigando-as à definição de estratégias, alterações organizacionais e de operação e à qualificação dos seus recursos, para melhor se prepararem para a internacionalização e para o crescimento, a escolha do tema para o Fórum mostrou ser uma escolha acertada.

Além da CCILA, estiveram presentes as Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, Luso-Francesa, Luso-Colombiana, Luso-Brasileira, Luso-Sueca, a AICEP, a Agência de Investimento de Sofia, etc. As reuniões que tivemos com representantes de empresas e profissionais independentes presentes, foram mais do que suficientes para justificarem a nossa participação neste evento.

Elísio Silva, diretor da DUAL, foi um dos oradores convidados do Biztalk em que se refletiu sobre “Como qualificar para o melhor futuro?". Com efeito, integrando um painel composto por Artur Pereira, da Cisco Systems Portugal, Luís André Alves, da Erasmus+, Fernando Sousa, da AIMMAP e CEI, e Luís Miguel Pinho, do ISEP, moderado pelo jornalista João Luís de Sousa, Elísio Silva pode partilhar as experiências e os contributos que a DUAL tem dado para a qualificação dos portugueses e, desta forma, apoiar a competitividade das empresas.