A DUAL, serviço de Qualificação Profissional da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA), realizou no último mês de março a entrega de diplomas aos 191 formandos que concluíram a sua formação em 2021 nos seus centros de Portimão, Porto e Lisboa. Foram ainda entregues os certificados aos 42 formandos que realizaram exames TELC (certificados de Língua Inglesa).
No dia 15 de março de 2022, no Portimão Arena, decorreu a entrega de diplomas aos formandos dos cursos Técnico/a de Cozinha/ Pastelaria (TCP1807), Técnico/a de Restaurante/ Bar (TRB1806) e Técnico/a de Apoio à Gestão (TAG1806).
Iniciamos a cerimónia com uma mesa-redonda, subordinada ao tema “Formação Profissional: uma via para a excelência”, contando com os testemunhos e experiência do João Leal; ex-formando de TCP1807, do Luís Murra, ex-formando de TAG1806; do formador Paulo Rodrigues; de Helena Lopes, Diretora de Recursos Humanos do Pestana e com Madalena Feu, Delegada Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Algarve. A moderação da conversa esteve a cargo de Joana Bastos, Coordenadora da DUAL Portimão e Elísio Silva, Diretor da DUAL.
Seguiu-se um momento mais formal com intervenções a cargo de Hans-Joachim Böhmer, Diretor Executivo da CCILA; Silvana Pombo, Diretora Geral, Cascade Wellness Resort; João Gamboa, em representação da Câmara Municipal de Portimão; e António Leite, Vice-Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (atual Secretário de Estado da Educação).
A cerimónia terminou com dois momentos importantes, a entrega de diplomas a ex-formandos e um beberete preparado pelos atuais formandos dos cursos Técnico/a de Cozinha/ Pastelaria e Técnico/a de Restaurante/ Bar.
No dia 17 de março, nas instalações da DUAL Porto, decorreu a entrega de diplomas aos formandos dos cursos Técnico/a de Mecatrónica Automóvel (TMCA1830 + TMCA1831), Técnico/a de Eletrónica, Automação e Comando (TE1813), Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores (TEC1802), Técnico/a de Apoio à Gestão (TAG1808), Técnico/a de Gestão Administrativa (TGA1913) e Técnico/a de Mecatrónica Automóvel Aplicada (TMCA1922).
No Porto, a cerimónia iniciou também com uma mesa-redonda, que contou com a presença do Gonçalo Pereirinha, ex-formando de TMCA1831; Filipa Pacheco, ex-formanda de TAG1808; da formadora Cristina Moura e de Paulo Leite, em representação da Nasamotor. Na moderação da conversa esteve a Cátia Oliveira, Coordenadora da DUAL Porto e Elísio Silva.
No seguimento do programa, Hans-Joachim Böhmer discursou e Elísio Silva encerrou a cerimónia. Seguiu-se a entrega de diplomas e o porto de honra.
O conjunto das três cerimónias culminou no dia 22 de março, na DUAL Lisboa, onde decorreu a Entrega de Diplomas aos formandos dos cursos Técnico/a de Apoio à Gestão (TAG1809), Técnico/a de Manutenção Industrial (TMI1818) e Técnico/a de Mecatrónica Automóvel (TMCA1825 + TMCA1826).
Desta feita, a mesa-redonda contou com Ruben Santos, ex-formando de TMI1818, Ricardo Carvalho, ex-formando de TMCA1826; o formador José Fornelos; André Trigo, da Schmitt Elevadores. A moderação foi da responsabilidade de Magda Sequeira, Coordenadora da DUAL Lisboa e Elísio Silva.
Foram muitos os contributos e as partilhas, ressaltando a importância da formação para a construção de profissionais de excelência.
O momento mais formal contou com a presença de Hans-Joachim Böhmer; Fernanda Barata, Diretora de RH do Grupo WAMOS Portugal S.A e Rui Neves Parente, do Instituto do Emprego e Formação Profissional.
À semelhança das cerimónias do Porto e de Portimão, Elísio Silva encerrou, seguindo-se a entrega de diplomas e o porto de honra.
Nos três Centros foram ainda entregues certificados às empresas formadoras, relevando isto a importância que as empresas têm na formação inicial e contínua.
Em Portimão e em Lisboa foram também destacadas as empresas parceiras da medida Apoio à Retoma, que envolveu 2739 formandos.
Mais do que um momento solene, a cerimónia de entrega de diplomas é um ponto alto para todos os envolvidos, ex-formandos e suas famílias, empresas, IEFP e para a DUAL/ CCILA, celebrando o sucesso do percurso formativo. A partir daqui, esperamos um até já, uma vez que continuamos a acreditar que a formação deve ser contínua e ao longo da vida.