symbol Notícias
18
dezembro 2020

Conferência anual do Ministério da Educação Alemão

O Ministério da Educação Alemão - BMBF realizou este mês a sua conferência anual  “Statuskonferenz der BMBF: Förderinitiative - Internationalisierung der Berufsbildung” (Iniciativas do BMBF de  apoio à internacionalização da formação profissional), que teve tema principal “O Futuro já chegou: Perspetivas Internacionais para assegurar a Mão de Obra Qualificada junto das Empresas”. A conferência realizou-se em formato completamente virtual, tendo participado cerca de 200 representantes de diferentes atores da formação profissional na Alemanha e de outros países. Também a DUAL/CCILA esteve presente nesta conferência.  

O Sr. Wilfried Kraus, responsável do BMBF que fez a abertura da conferência, salientou os novos desafios tecnológicos e digitais na área da educação e formação profissional, que surgiram na sequência da pandemia COVID-19 e para os quais ninguém, na perspetiva alemã e internacional, estava preparado.

Ao longo da conferência, os vários intervenientes, representantes de empresas e instituições ligadas à educação e formação profissional, abordaram os desafios dos últimos meses e apresentaram alguns exemplos de projetos de cooperação internacional que ajudaram a enfrentar o impacto negativo da pandemia. Um dos pontos do programa incluiu a partilha de testemunhos de diferentes atores da formação profissional de países estrangeiros. Este ponto foi aberto com o testemunho de 2 formandas da DUAL, que frequentam o último ano do curso Técnico/a de Gestão Administrativa no Porto: a Carla Filipa Patela e a Raquel Sofia Rodrigues, que estão a estagiar nas empresas Garrulus Glandarius e Schenker, respetivamente.

A conferência evidenciou que ainda há um longo caminho pela frente e que a cooperação internacional nesta área é muito importante, especialmente no que diz respeito à tecnologia e digitalização. No entanto, foi sublinhado que paralelamente é necessário investir no desenvolvimento da área pedagógica, porque os desenvolvimentos tecnológicos e digitais não serão eficazes se o desenvolvimento de novos formatos e métodos pedagógicos não acompanharem a evolução.

 

Vídeo do testemunho das formandas da DUAL: https://files.fm/f/f5fadxxmf