symbol Notícias
13
novembro 2020

Linhas de Orientação para Tutores

Leia: Brochura "Linhas de Orientação para Tutores" 

A Formação Prática em Contexto de Trabalho é uma das componentes mais importante da Formação Profissional. Especialmente da Formação Inicial de Jovens.

Mas se as empresas são fundamentais, os Tutores assumem um papel central em todo o processo formativo. São eles os responsáveis por acompanharem os formandos durante o tempo que passam nas empresas: acolhem, apoiam, esclarecem, explicam, avaliam, resolvem conflitos, enfim, são os principais responsáveis pelo sucesso (ou fracasso!) dos formandos.

A Alemanha tem uma longa experiência na formação dual e os Tutores da empresas são profissionais valorizados e perfeitamente enquadrados em todo o processo formativo. Na publicação seguinte, da autoria de vários especialistas alemães com longa experiência neste tema, foi traduzida para português pela DUAL.

Como refere a Profª Dr. Johanna Wanka no texto de abertura, “o objetivo desta publicação é fornecer aos tutores dicas e ideias para lidarem com os jovens e facilitar os processos de ensino. A formação não é um processo unilateral que serve apenas para qualificar os jovens. Também aqueles que estão envolvidos na transmissão de competências, das mais diversas formas, tiram proveito disso. Dar formação também serve para o próprio desenvolvimento profissional e pessoal”.

Esperamos que este trabalho possa ser útil a todas os profissionais que de alguma forma estão envolvidos em processos de formação profissional.