symbol Notícias
29
junho 2020

Empenho na Formação Profissional para o futuro da geração jovem

Trabalho a tempo reduzido em muitas empresas, Centros de Formação Profissional fechados e exames adiados: a situação atual não poderia ser mais difícil para as empresas formadoras e para os formandos alemães. Durante uma cimeira no Palácio de Bellevue, dedicada à Formação Profissional, o Presidente da República Federal da Alemanha e os principais líderes da economia e dos sindicatos apelaram a todos os intervenientes para assegurarem, mesmo em tempos de crise provocada pelo coronavírus, o futuro dos jovens.

O apelo seguinte foi formulado na reunião dia 23 de junho, pelo Presidente da República Federal da Alemanha Frank-Walter Steinmeier e pelos presidentes da Confederação Patronal Alemã, Ingo Kramer, da Federação da Indústria Alemã, Dieter Kempf, da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria, Eric Schweitzer, da Confederação Alemã dos Artesãos, Hans Peter Wollseifer, e pelo presidente da Confederação Alemã de Sindicatos, Reiner Hoffmann:

“A pandemia do coronavírus e as subsequentes restrições geram efeitos em todas as áreas da vida pública, social e económica na Alemanha e em todo mundo.

Depois dos anos de recuperação económica e de pleno emprego, a economia alemã vê-se confrontada com uma forte recessão. Muitas empresas de manufatura, comércio e indústria, restauração e muitos outros sectores, registam decréscimos nas vendas e olham para o futuro com grande preocupação.

Muitos empregados temem pelo seu emprego e muitos jovens perguntam-se se com o seu certificado de conclusão do ensino escolar encontrarão uma vaga de formação prática em contexto de trabalho ou se poderão concluir a formação profissional já iniciada.

Assegurar o futuro dos jovens – e também da capacidade inovadora da Alemanha

Nesta fase crítica de superação da pandemia provocada pelo coronavírus é particularmente importante estar atento às necessidades dos jovens na transição da escola para o mundo de trabalho. Trata-se do futuro dos jovens que estão no limiar da construção das suas vidas próprias e autodeterminadas. Trata-se da proteção dos recursos humanos das empresas no nosso país. Trata-se igualmente da proteção da dinâmica económica e da capacidade inovadora da economia para a superação de desafios globais pendentes, como a proteção climática, e com isso também se trata de postos de trabalho bem remunerados e com futuro assegurado na Alemanha.

Nós observamos com respeito e reconhecimento que, apesar da difícil situação em que se encontram, muitas empresas estão a fazer tudo o que podem para manter os seus formandos e também oferecer novas vagas para formação prática em contexto de trabalho. Igualmente notamos que muitos jovens não desanimaram com a crise e estão a usar todos os meios possíveis para encontrar uma vaga de formação prática em contexto de trabalho.  

No entanto, preocupa-nos também o facto de muitas empresas continuarem a ter dúvidas quanto à possibilidade de manterem os formandos na formação prática em contexto de trabalho ou aceitarem novos formandos, tendo em conta a incerteza do desenvolvimento futuro e de muitos jovens hesitarem em candidatar-se a vagas oferecidas para formação prática em contexto de trabalho.

Utilizar programas de apoio, manter a relação contratual com os formandos

Na semana de educação e formação profissional de abril de 2018, que realizamos em conjunto, focamos nos pontos fortes do nosso sistema de educação e formação profissional dual, que muitos países invejam. Agora, no meio da crise, precisamos de nos concentrar nesses pontos fortes.

Apelamos aos responsáveis das empresas na Alemanha: continuem empenhados na formação profissional sempre que possível,  apesar das condições difíceis, disponibilizem vagas para a formação prática em contexto de trabalho e utilizem para isso os programas de apoio disponibilizados pelos governos federais e estaduais em dimensões históricas para empresas, trabalhadores e formandos. Trata-se das oportunidades futuras da geração jovem e dos futuros recursos humanos qualificados da sua empresa.

Candidate-se agora a vagas de formação prática em contexto de trabalho!

Ao mesmo tempo, apelamos com insistência aos jovens para se candidatarem a uma vaga de formação prática em contexto de trabalho e com isso iniciarem com sucesso o novo ano de formação profissional. O início da formação profissional continua a ser possível após dia 1 de setembro. Tire proveito de toda a oferta informativa e de avaliação, digital e analógica. Todos os parceiros que subscrevem este apelo estão à vossa disposição. Nós apelamos simultaneamente aos formadores e aos pais para apoiarem os jovens na procura de uma vaga de formação prática em contexto de trabalho.

Contamos com o apoio e o empenho dos agentes responsáveis na política, nas empresas, nas comissões de trabalhadores e conselhos de empresa, bem como nas representações de jovens e formandos, e contamos com os jovens do nosso país, a fim de promover o potencial da economia social de mercado e permitir à Alemanha um poderoso recomeço após a crise. Isto só é possível se uma geração jovem e bem formada assumir a responsabilidade em todas as áreas da nossa vida económica e social.”

Fonte: DIHK