symbol Notícias
22
maio 2020

Regresso da DUAL à Formação Presencial

Desde o dia 18 de maio que a DUAL está a retomar todas as suas atividades presenciais, de forma progressiva e muito cuidadosa, tendo sempre em conta o superior interesse dos seus formandos, empresas parceiras e clientes.

Dando prioridade às ações que foram suspensas no passado dia 16 de março e que já tinham sido retomadas através da plataforma de e-learning, esta semana voltaram aos Centros DUAL os formandos da Qualificação Inicial e da Qualificação Contínua. Também algumas ações Intraempresa já tinham sido retomadas de forma presencial. Além disso, alguns formandos dos cursos de Qualificação Inicial, incluindo os de Aprendizagem, já retomaram os seus estágios nas empresas formadoras, dando assim continuidade à Formação Prática em Contexto de Formação.

Nas próximas semanas, e em função dos resultados da avaliação contínua e permanente, serão reagendadas e iniciadas as ações que foram adiadas, em Lisboa, Porto e Portimão, nomeadamente:

  • Ações de Qualificação Contínua interempresas;
  • Ações de Formação Modular Certificada de participação gratuita em Lisboa e no Porto;
  • Ações da Qualificação Inicial;
  • Visitas às empresas formadoras e clientes;
  • Reuniões e outras atividades de divulgação e orientação profissional.

Também o atendimento presencial nos três Centros DUAL foi retomado, embora com as limitações e regras que a atual situação exige.

Apesar desta retoma, as atividades de Formação à Distância irão continuar, quer como suporte às atividades presenciais em curso, quer para novas ações de Qualificação Contínua. Importa salientar que nas últimas semanas a DUAL utilizou a sua plataforma de e-learning para todas as ações de Qualificação inicial, envolvendo mais de 1000 formandos, tendo obtido um feedback extremamente positivo de todos os intervenientes.

Importa salientar que nesta fase a DUAL está a cumprir um rigoroso plano de desconfinamento, que segue as orientações definidas pela DGS e demais autoridades competentes, nomeadamente:

  • Reforço da limpeza e higienização das salas e outros espaços, bem como equipamentos, objetos e superfícies de contacto;
  • Disponibilização de álcool gel e outras soluções desinfetantes;
  • Limitação do número de formados nas sessões presenciais, garantindo o necessário distanciamento;
  • Desfasamento de horários e cronogramas, de forma a limitar o número de pessoas em simultâneo nos Centros;
  • Obrigatoriedade de uso de máscaras por todos os utilizadores dos espaços da DUAL;
  • Obrigatoriedade de uso de luvas em alguns espaços formativos, nomeadamente oficinas, laboratórios e cozinha;

Tal como em março, quando foi decidido suspender todas as atividades, a DUAL entende que este é um momento de extrema importância, em que todos se devem manter serenos, mas muito atentos e com elevado sentido de responsabilidade. Tendo sempre presente que é fundamental minimizar os riscos de contágio, não se pode esquecer que também o regresso à normalidade possível é de extrema importância.

No cumprimento da sua Missão, a DUAL continuará a trabalhar para garantir soluções de excelência orientadas para as necessidades do mundo empresarial. Continuará a ser um parceiro ativo no desenvolvimento socioeconómico do país, apoiando as empresas no crescimento da sua competitividade e os jovens no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Elísio Silva
Diretor DUAL