symbol Notícias
20
fevereiro 2020

World Skills Portugal 2020

A DUAL participou, mais uma vez, no Campeonato Nacional das Profissões - World Skills Portugal 2020, tendo obtido excelentes resultados.

Foram seis formandos e outros tantos formadores/jurados, oriundos dos 3 Centros DUAL, que entre os dias 10 e 13 de fevereiro se juntaram a mais 400 jovens, oriundos de centros de formação profissional, escolas e empresas das 7 regiões do país, para participarem na 44.ª edição do campeonato nacional das profissões que se realizou em Setúbal. Com esta competição, que é organizada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional – IEFP, pretende-se aferir a eficácia da formação profissional realizada pelos diferentes operadores, e, simultaneamente, induzir fatores de crescente qualidade, inovação e criatividade nos processos de ensino-aprendizagem.

Os resultados obtidos pelos formandos da DUAL fazem-nos acreditar que a formação que recebem na DUAL e nas empresas formadoras, os preparam eficazmente para os desafios do mercado de trabalho:

  • Na profissão de Pastelaria, a Daniela Silva, da DUAL Portimão, obteve a medalha de ouro. Esta finalista do curso de Cozinha/ Pastelaria, fez a sua formação prática no Hotel Bela Vista e preparou-se para o Skills com o apoio da Pastelaria Amor às Fatias;
  • Na profissão de Mecatrónica Automóvel, o João Barbosa, da DUAL Porto, obteve o segundo lugar. Concluiu recentemente o curso de Mecatrónica automóvel, tendo feito a sua formação prática na Nasamotor (Concessionário Mercedes), onde continuou a trabalhar;
  • Na profissão de Eletricidade de Instalações, o João Martins, da DUAL Lisboa, obteve o primeiro lugar. Finalista do curso de Manutenção Industrial, fez a formação prática na JANZ.
  • A formanda Bárbara Dâmaso, da DUAL Portimão, obteve um Certificado de Excelência na profissão de Receção Hoteleira. Finalista do curso de Rececionista de Hotel, fez a formação prática no Vila Parc Resort & Spa.

Num evento que acolheu mais de 8.500 visitantes, oriundos de escolas e centros de formação de quase todas as regiões do país, este foi, sem dúvida, um excelente resultado para a equipa da DUAL.

Os concorrentes que conquistaram medalhas de ouro, poderão ainda vir a representar Portugal na etapa europeia dos Campeonatos das Profissões – o EuroSkills – que se realizará em Graz, na Áustria, em setembro de 2020.

Mais tarde, poderão ainda vir a representar Portugal na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões - WorldSkills International, em Xangai, em setembro de 2021.

O Campeonato Nacional das Profissões é dirigido a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação profissional e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários). Os Campeonatos realizam-se de 2 em 2 anos e reúnem os classificados com as melhores pontuações nas fases de pré-seleção, que disputam entre si o título de campeão nacional em cada profissão.