Atualmente o desenvolvimento de soft skills, competências comportamentais, que remetem para a forma como as pessoas interagem e/ou relacionam com as outras e como agem face a certas temáticas como a capacidade de lidar com o conflito, resolução eficaz de problemas, adaptação, resiliência e flexibilidade em contextos de mudança são tão ou mais importantes que a aquisição de competências técnicas (hard skills).

As empresas que apoiam e investem na formação/qualificação dos seus colaboradores ganham uma vantagem competitiva, ao nível da qualidade dos serviços prestados, à capacidade de inovar e de se adaptar às constantes alterações tecnológicas.

A formação diferencia o desempenho dos colaboradores, por exemplo a atitude de um colaborador que nunca frequentou uma ação de formação quando confrontado com uma reclamação pode ser completamente diferente da atitude de um colaborador que, estando consciente da importância do seu papel e das estratégias a utilizar, procura ajudar e esclarecer, contribuindo significativamente para a boa imagem da empresa e dos bons resultados alcançados.

Considerando todos estes fatores, a DUAL, o serviço de qualificação profissional da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, apresenta um Plano de Qualificação Contínua, com ações que permitem desenvolver competências técnicas, mas também soft skills.

Em 2020, é possível participar numa vasta gama de cursos em áreas tão importantes como:

  • Comportamental e RH
  • Línguas e Cultura
  • Produção e Planeamento
  • Comercial
  • Informática – Novas Tecnologias
  • Internacionalização
  • Económico-Financeira
  • Técnica
  • Automóvel
  • Hotelaria e Turismo
  • Administração Pública
  • Sistemas de Gestão (em parceria com a SGS Portugal S.A).

Consulte aqui o Plano de Qualificação Contínua 2020.