symbol Notícias
18
dezembro 2019

Entrega de Diplomas - Centros DUAL Portimão e Lisboa

Depois da uma cerimónia de entrega de Diplomas na DUAL Porto, o ano termina com as cerimónias de Portimão e Lisboa.

Com efeito, no dia 10 de dezembro em Portimão e no dia 11 em Lisboa, a DUAL, o serviço de qualificação profissional da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) entregou mais 86 Diplomas aos seus ex-formandos que concluíram os seus percursos formativos em 2019. A estes, juntaram-se representantes de 18 empresas, a quem foram entregues certificados pelo reconhecimento do papel que desempenham na formação destes jovens.

Aos novos profissionais, Hans-Joachim Böhmer, o Diretor Executivo da CCILA que presidiu a estas cerimónias, dirigiu palavras de reconhecimento e de elogio pelos resultados que obtiveram, mas também de incentivo e esperança, pelo papel que podem vir a desempenhar nas empresas. Menos de 6 meses depois de terem concluído as suas formações, nas áreas da Cozinha e Pastelaria, Restaurante/Bar, Receção de Hotel, Mecatrónica Automóvel, Manutenção Industrial, Apoio à Gestão e Gestão Administrativa, 93% destes jovens profissionais já estão integrados no mercado. Isto mostra, sem qualquer dúvida, o interesse e a necessidade que as empresas continuam a ter nos profissionais formados pela DUAL.

Nas intervenções proferidas pelo Vice-presidente da CCILA, Luís Tavares, a representante do IEFP, os representantes das empresas formadoras, os representantes dos formadores e a representante da Câmara Municipal de Portimão, todos salientaram a importância que a qualificação profissional destes jovens significa para as empresas e para a economia em geral. Dirigindo-se aos novos profissionais da área do Turismo, Luís Tavares afirmou “vocês serão os responsáveis pelo desempenho do nosso turismo, já amanhã”, desafiando-os a continuarem a sua formação ao longo das suas carreiras.

Além da entrega de Diplomas, e como tem sido hábito, realizaram-se mesas redondas subordinadas ao tema Formação Profissional: uma via para a excelência, e nas quais participaram ex-formandos da DUAL, com carreiras profissionais mais ou menos longas: Sandra Viçoso (Técnica de Gestão Administrativa e que atualmente trabalha na SGS Portugal), Rúben Costa (Técnico de Mecatrónica Automóvel), Diogo Fernandes (Técnico de Manutenção Industrial), Adriana Rodrigues (Receção de Hotel), Catarina Santos (Técnica de Apoio à Gestão), Diogo Estorninho (Cozinha / Pastelaria) e Rúben Belo (Restaurante / Bar), partilharam as suas experiências, deram conselhos, quer aos atuais formandos, quer às empresas formadoras e falaram dos desafios e das oportunidades que a passagem pela DUAL lhes proporcionou. Moderadas pelo Diretor da DUAL, Elísio Silva, e pelas Coordenadoras da Qualificação Inicial, Magda Sequeira e Joana Bastos, foram conversas informais, mas que contribuíram para a valorização da formação inicial de jovens.

Na cerimónia de Lisboa foram ainda entregues ofertas da empresa Bahco, sócia da CCILA e fabricante de ferramentas técnicas, aos 3 ex-formandos de Mecatrónica Automóvel que obtiveram melhor classificação final de curso.

As cerimónias foram encerradas com um beberete que proporcionou agradáveis momentos de networking entre os convidados. De salientar que em Portimão este beberete foi confecionado e servido pelos formandos dos cursos de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, apoiados pelos respetivos formadores. O bolo alusivo ao vigésimo aniversário do Centro DUAL Portimão, servido no final, foi o ponto alto da cerimónia.