Todos os dados disponíveis, mostram que atualmente são cada vez mais as empresas que tomam esta decisão, ainda que as razões para o fazer possam ser diferentes. Na maioria dos casos, a internacionalização é vista pelas empresas portuguesas como forma de conseguirem crescer, tendo em conta que o nosso mercado interno é relativamente pequeno e limitado, tendo atingido a saturação em vários setores de atividade.
É neste contexto que o mercado alemão surge, muitas vezes, como a primeira opção para as empresas portuguesas: com mais de 80 milhões de habitantes, é o terceiro mercado para o comércio português de bens e serviços e absorve mais de 10 porcento das suas exportações (em 2018 atingiu 10,8 porcento). Mas é, também, um mercado conhecido (e reconhecido) pela sua exigência, competitividade, complexidade e maturidade, que o tornam simultaneamente apetecível e arriscado.
Por tudo isto, quando uma empresa decide adotar uma estratégia de internacionalização, e não apenas para o mercado alemão, deve ter consciência de que não chega ter ótimos produtos/serviços para oferecer e dispor de recursos financeiros, especialmente se pretende assumir ela o controlo do seu negócio e não recorrer a terceiros para implementação da sua estratégia. Garantir a existência de competências internas adequadas, com equipas bem preparadas, é fundamental para o sucesso de qualquer internacionalização.
Conhecer e saber aplicar técnicas de prospeção comercial, conhecer e compreender a cultura do país de destino, nomeadamente a cultura empresarial, ser capaz de gerir a comunicação e o relacionamento intercultural, saber identificar e selecionar clientes-alvo de acordo com as características específicas de cada mercado, ter capacidade para elaborar planos de prospeção internacional, definindo critérios de análise, de acompanhamento e de avaliação, são fatores críticos, que não devem ser menosprezados.
Não menos importante, é ter colaboradores que dominem a língua do país de destino. Especialmente em países como a Alemanha, este é um fator importante e diferenciador. Mas é igualmente fundamental saber utilizar os principais termos do comércio internacional, aplicando-os aos contratos de compra e venda, bem como identificar os riscos inerentes às operações internacionais, os respetivos métodos de prevenção e técnicas de cobertura.
Numa era em que a digitalização atinge todas as áreas da economia, sendo um dos principais motores da globalização dos mercados, não conhecer as novas técnicas do Marketing Digital, será mais um fator crítico não negligenciável. Dependendo dos setores de atividade e das estratégias selecionadas, não saber utilizar adequadamente as novas ferramentas digitais, fundamentais para a venda de produtos, serviços e ideias, não ter competências para gerir a comunicação com o mercado e avaliar o impacto de campanhas de marketing digital, pode ser meio caminho andado para o insucesso!
Mas como pode uma empresa preparar os seus recursos humanos, dotando-os das competências necessárias? Para a maioria, especialmente as pequenas e médias empresas, a melhor forma de o fazer passa por encontrar o parceiro certo, que seja capaz de fazer um levantamento de necessidades de formação, executar planos de formação ajustados e eficazes, com recurso às metodologias mais adequadas, e avaliar o impacto das ações implementadas.
É fundamental que as empresas encarem a formação profissional como um verdadeiro investimento, que lhes permitirá adquirirem competências organizacionais indispensáveis à sua competitividade. Que definam os seus planos de formação de forma séria e exigente e não se limitem a implementar planos pouco adequados, seja do ponto de vista de conteúdos, objetivos ou metodologias.
Hoje não podem restar dúvidas sobre a importância que a existência de uma estratégia de formação e valorização dos recursos humanos representa para qualquer empresa que pretenda levar a cabo um processo de internacionalização. Caso contrário, poderemos estar a confundir internacionalização com aventureirismos condenados ao insucesso.
Fonte: www.ccila-portugal.com/pt/