symbol Notícias
4
outubro 2019

Projecto Erasmus + iidvet

A DUAL, o serviço de qualificação profissional da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, participou no início da semana no encontro final do projeto Erasmus + iidVET (Improving the Implementation of Work-Based (Dual) Vocational Training policies through Peer Learning, Experience and Exchange) no qual participaram todos os parceiros provinientes de 5 países.

De Espanha estiverem presentes a entidade pública e coordenadora do projeto “Junta de Castilla Y León” e a Associação das “Cámaras de Castilla Y León”. A Itália esteve representada pela “AHK Itália”, a “IFOA” Instituto de Formação da Região Emília Romanha e pela entidade pública da mesma Região “Emilia-Romagna”. Da Alemanha participou o “Bildungswerk der Baden-Württembergischen Wirtschaft e. V.” parceiro de empresas e associações empresariais e da Áustria a Associação de todas as Câmaras de Comércio “WKO”. De Portugal também esteve presente o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O projeto iniciou a 02.10.2017 com o objetivo de, através de várias atividades, conhecer melhor a realidade em países já muito familiarizados com o sistema profissional dual (Alemanha e Áustria) e a de países com estruturas e realidades semelhantes como é o caso em Castilla y León, Portugal e Itália. O objetivo foi atingido ao longo dos dois anos do projeto, do qual resultaram diferentes cooperações entre os vários parceiros na área da formação profissional.

O encontro final permitiu, além de validar o relatório final por todos os parceiros, a visita ao Centro de Formação Profissional CIFP Felipe VI em Segóvia e à Real Fábrica de Cristales de La Granja, que dá formação a futuros vidreiros.