symbol Notícias
20
maio 2019

Chef Makro Portugal

A convite do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa (Faro), pela mão do formador André Rodrigues, o Centro DUAL Portimão participou no Concurso de Cozinha e Pastelaria Chef Makro.

Com o objetivo claro de promover a gastronomia nacional entre Escolas e Centros de Formação, o concurso decorreu ao longo de três fases. Teve início a 7 de maio no Mercado Municipal de Faro com a apresentação de um menu (entrada, prato principal e sobremesa). As seis equipas apuradas à segunda fase participaram no dia 8 numa prova organizada no Restaurante Saudade, do Hotel Dunas Douradas Beach Club. Sem conhecimento prévio dos ingredientes, as equipas tiveram 30 minutos para elaborar 3 fichas técnicas com as matérias primas do cabaz fornecido pela Makro. Nas 2 horas seguintes, a cozinha transformou-se num verdadeiro laboratório de cores, sabores e técnicas, com muitos nervos à mistura. Ao fim da tarde, o júri presente degustou e avaliou os resultados. Fizeram parte do júri o Chef Rogério Gago, do Restaurante Saudade (Dunas Douradas Beach Club), o Chef Pedro Ruivo do Hotel Faro & Beach Club e o Chef Bruno Viegas do Hotel Anantara Vilamoura Algarve Resort.

Na terceira e última fase, a 10 de maio, as três equipas finalistas realizaram novamente uma prova mistério. Com um cabaz mais arrojado, fichas técnicas e resultado final tiveram que coincidir na elaboração do amuse-bouche, entrada, prato principal e sobremesa. O júri, que desta vez contou também com a presença do Chef Dominique Lienchart, do Pestana Alvor Praia, provou, avaliou e atribuiu classificações.

Com duas equipas a concurso, a DUAL, através do seu Centro de Portimão, alcançou os dois primeiros lugares.

As equipas participantes foram constituídas por formandos do curso de Cozinha/ Pastelaria do 2.° e 3.° ano. Em primeiro lugar ficaram os formandos do 3.°ano: a Luana Barradas, que se encontra em estágio, desde março de 2017, na cozinha do Restaurante Vista, do Bela Vista Hotel & Spa, responsabilidade do Chef João Oliveira; e o Gonçalo Duarte, atualmente a estagiar com o Chef Paulo Fortes no Restaurante Ocean, do Vila Vita Parc. Em segundo lugar ficaram os formandos do 2.°ano: a Daniela Silva, que se encontra em estágio desde março de 2018, também no Restaurante Vista; e o Rúben Silva, em estágio sob a batuta do Chef Micael Valentim, do Martinhal Beach Resort (Sagres).

A equipa vencedora teve direito a um estojo de facas da ICEL e um estágio com o Chef Leonel Pereira, do Restaurante São Gabriel. Irão ter ainda oportunidade de confecionar o menu concebido na prova final, num jantar a realizar no Restaurante Saudade.

As restantes equipas terão também oportunidade de estagiar no Hotel Anantara Vilamoura Algarve Resort e num Hotel do grupo Pestana.