symbol Notícias
6
março 2018

Entrega de Diplomas

A DUAL, o Serviço de Qualificação Profissional da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, realizou há poucos dias mais uma cerimónia de entrega de Diplomas no seu Centro do Porto.

Desta feita, além da entrega dos diplomas aos ex-formandos que frequentaram e concluíram ações de formação inicial, foram entregues também certificados a formadores que frequentaram uma ação de formação de formadores de tutores, bem a profissionais que frequentaram uma ação de formação de tutores.

Assim, aos 148 jovens que receberam os seus diplomas, juntaram-se 16 tutores e 15 formadores, para receberem os certificados de frequência dos respetivos cursos. Na mesma altura, foram entregues certificados a seis empresas formadoras, como forma de reconhecimento pelo trabalho que têm desenvolvido com a DUAL na formação de jovens.

Como referiu na ocasião a diretora do Departamento de Formação Profissional do IEFP, Conceição Matos, este foi um momento especialmente interessante e pouco vulgar, já que juntou todos os atores envolvidos na formação profissional: os formandos, os formadores, os tutores, os responsáveis das empresas formadoras, a entidade formadora e o próprio IEFP, enquanto entidade tutelar e responsável pela formação profissional.

Além de Conceição Matos, esta cerimónia contou com vários convidados de honra: o Vice-Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, bem como o seu Diretor Executivo, o Diretor de Serviços de Qualificação do IEFP, o Delegado Regional do Norte do mesmo Instituto e uma representante do DIHK (Confederação das Câmara de Comércio e Indústria Alemãs).

No ano em que a DUAL celebra 35 anos de atividade, a entrega dos diplomas a estes jovens reveste-se de especial importância, principalmente pelo facto de 95 porcento deles terem encontrado emprego antes de decorridos seis meses após a conclusão dos seus cursos nas seguintes saídas profissionais: Técnico de Mecatrónica Automóvel, Técnico de Eletrónica / Automação e Comando, Técnico de Transportes, Técnico de Apoio à Gestão e Técnico de Gestão Administrativa. Este é um indicador que traduz bem a importância deste tipo de formação, não apenas para os jovens, mas também para as empresas que os integram nos seus quadros.

De salientar, ainda, que as ações de formação de Tutores e de Formadores de Tutores antes referidas, seguiram referenciais de formação específicos, desenvolvidos pela DUAL em parceria com o IEFP. Estes instrumentos são fundamentais para a valorização da formação profissional em geral e para a melhoria dos padrões de qualidade do sistema de aprendizagem em particular.