Lidando as equipas de Housekeeping com um dos elementos-chave da hotelaria – o alojamento, o reconhecimento do trabalho desenvolvido por estes colaboradores é cada vez mais crucial. A International Housekeeping Week transformou-se ao longo dos anos numa oportunidade para trabalhar a motivação, o envolvimento e, consequentemente num momento..." /> Lidando as equipas de Housekeeping com um dos elementos-chave da hotelaria – o alojamento, o reconhecimento do trabalho desenvolvido por estes colaboradores é cada vez mais crucial. A International Housekeeping Week transformou-se ao longo dos anos numa oportunidade para trabalhar a motivação, o envolvimento e, consequentemente num momento..." /> DUAL | International Housekeeping Week 2022 - Reconhecendo os responsáveis do sucesso

Lidando as equipas de Housekeeping com um dos elementos-chave da hotelaria – o alojamento - o reconhecimento do trabalho desenvolvido por estes colaboradores é cada vez mais crucial. A International Housekeeping Week transformou-se ao longo dos anos numa oportunidade para trabalhar a motivação, o envolvimento e, consequentemente, num momento de agradecimento pelo trabalho desenvolvido. A DUAL quis juntar-se à iniciativa e pediu testemunhos, a alguns dos seus parceiros, sobre a importância deste departamento na sua operação.  

 

41 anos de reconhecimento

A International Housekeeping Week começou a ser celebrada em 1981 pela IHEA (International Executive Housekeepers Association), associação americana que nasceu a 1 de novembro de 1930 quando Margaret Barnes organizou a primeira reunião de Governantas Executivas no Roosevelt Hotel em Nova York. Esta associação passou a constituir uma das mais importantes do setor.

A International Housekeeping Week acontece sempre na 2.ª semana do mês de setembro e tem como objetivo agradecer o trabalho desenvolvido pelos membros das equipas que trabalham na área dos andares. Atualmente é um evento que é comemorado em todo o mundo e é aproveitado pelas empresas para desenvolver atividades de reconhecimento destes trabalhadores.

 

Missão: bem-estar, conforto, satisfação e fidelização dos hóspedes
Jupiter Hotel Group

“Por trás de uma grande unidade hoteleira, está uma fantástica equipa de Housekeeping”, é assim que Carla Ramos, responsável de Recursos Humanos do Jupiter Hotel Group, inicia o testemunho. A razão para esta afirmação é simples: a boa imagem de um estabelecimento depende do responsável por cuidar do principal produto que a empresa hoteleira comercializa, que é o alojamento. Segundo esta responsável, “o crescimento do sector hoteleiro proporcionou um aumento das exigências dos hóspedes pela qualidade do serviço. O cliente compra o quarto e é aí que ele passa a maior parte do tempo durante a estadia, tornando-se fundamental que os espaços estejam confortáveis e limpos, com tudo em perfeita harmonia.”

As estrelas por detrás do palco
Conrad Algarve

Do Conrad Algarve chegou-nos o testemunho da Executive Housekeeper Cláudia Leite. Para esta profissional, houve uma evolução na forma como o Housekeeping tem sido perspetivado, passando de um departamento “pouco valorizado por aqueles que viviam e/ou trabalhavam na hotelaria (…)” para nos últimos anos “termos assistido a uma mudança de mentalidade dando assim oportunidade de o departamento sair da sombra e demonstrar a sua verdadeira força e poder de existir”.

Para Cláudia Leite, estes profissionais devem estar atentos não só à organização e limpeza dos espaços, mas igualmente às necessidades pessoais e especiais de cada cliente. A evolução na forma como o Housekeeping se tem desenvolvido deve-se ao esforço e dedicação que cadeias como a Hilton Worldwide souberam aplicar não só na semana dedicada ao departamento, como também no dia a dia.

A melhor recompensa “Total guest satisfaction
NH Hotel Group 

Para os responsáveis do departamento de Housekeeping do Tivoli Carvoeiro Algarve Resort, a missão do departamento é a satisfação total do cliente, que é conseguida através da “comunicação, intersecções, organização e planeamento, poli eficiência, atenção ao detalhe (…), formação e procedimentos, respeito e bom ambiente de trabalho.”

Opinião partilhada pelos responsáveis de Housekeeping do Anantara Vilamoura Algarve Resort que afirmam: “o housekeeping começa por uma cama bem feita, até aos detalhes de um simples arranjo de flores que dá um toque  aos nossos quartos. Nós somos housekeeping e temos a paixão pela hospitalidade.”

De forma a celebrarem juntos essa paixão, o Tivoli Marina de Vilamoura preparou uma semana cheia de diversão e energia para os seus colaboradores. De facto, serão desenvolvidos Workshops nas seguintes áreas: Idiomas, Grooming, Origami, Fast & Furious, Etiqueta e Protocolo, Jogos tradicionais, para além de concursos para as melhores camas Tivoli Style.

 

Onde o perfeito se torna comum e atingir a excelência é o primeiro desafio!
Vila Vita Parc

Para Ariana Rodrigues, Rooms Division Manager no Vila Vita Parc, o departamento de Housekeeping é o departamento responsável pelo “bem receber!” Esta profissional salienta o esforço que esta equipa efetua diariamente e cujo foco é a excelência do serviço. Por sua vez, a assistente de governanta geral, Sara Veríssimo, partilhou que o desenvolvimento desta função permitiu-lhe desenvolver diversas competências, devido aos inúmeros desafios diários que enfrentou. Desde a criação de laços com a equipa até ao desejo de ultrapassar expectativas pelo melhor dos hóspedes.  Nas palavras da Sara, é um “orgulho pertencer a uma família em que o perfeito se torna comum e atingir a excelência é o primeiro desafio. Com o housekeeping crescemos, melhoramos e aprendemos quem somos, não só a nível profissional como pessoal!”

A Importância da formação contínua
DUAL/CCILA

Uma constante nos testemunhos recolhidos, é a importância que a formação contínua representa no desempenho dos profissionais deste setor. A DUAL, o departamento de qualificação profissional da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, tem sido um parceiro estratégico das empresas, contando com uma experiência de 8 anos na formação destes profissionais e por onde passaram, até ao momento, quase 500 formandos. Deste modo, a DUAL não poderia deixar de participar ativamente na celebração da International Housekeeping Week!