No âmbito do projeto Management Leadership project in the area of ??digital transformation – the case of Hospitality Industry (ML&DT), integrado no programa Erasmus + Small Scale Partnership Program, a DUAL recebeu, no seu centro de Portimão, delegações das entidades formadoras FEDA Madrid e BBQ Bildung und Berufliche Qualifizierung gGmbH, parceiros desta iniciativa*.


Neste projeto, serão desenvolvidos três encontros nos países de origem das entidades participantes, tendo como objetivo conhecer as necessidades formativas das empresas na área da transformação digital e sustentabilidade, nomeadamente no setor da hotelaria, de forma a que sejam desenvolvidos programas de formação para jovens e adultos que respondam a essas carências. Por outro lado, pretende-se proporcionar a troca de experiências entre entidades formadoras e empregadores dos três países envolvidos e, assim, constituir um ecossistema de educação e formação nas áreas da digitalização e sustentabilidade.


Entre os dias 25 e 27 de maio decorreu em Portimão o primeiro workshop, dedicado ao tema Key Skills for Digital Transformation in the hospitality industry. No âmbito deste workshop foram desenvolvidas várias atividades em que a DUAL convidou responsáveis de organismos regionais, para debater o tema. Entre os convidados estiveram presentes representantes da Delegação Regional do Algarve do IEFP, IP, do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, bem como de várias unidades hoteleiras que deram um importante feedback sobre que competências-chave são fundamentais para os recursos humanos do setor hoteleiro, nomeadamente na área digital. Foram ainda apresentadas as conclusões de um estudo levado a cabo pela DUAL neste âmbito, no qual as empresas hoteleiras da região do Algarve foram questionadas sobre os desafios associados aos processos de digitalização. Para além deste encontro, foram ainda realizadas duas visitas a unidades hoteleiras, nomeadamente ao Cascade Wellness Resort e ao W Algarve.

As principais conclusões do encontro foram:

- As empresas hoteleiras da região do Algarve reconhecem a importância do desenvolvimento das competências digitais, nomeadamente nos trabalhadores atuais, uma vez que as novas gerações são “digital natives”, ou seja, possuem uma natural apetência nestas áreas, que facilita o domínio de aplicações e
sistemas informáticos;

- Devido ao tipo de serviço prestado pela hotelaria e tendo em conta as novas gerações, o foco em termos de formação deverá estar nas competências pessoais (iniciativa, responsabilidade, resolução de problemas, etc.) e sociais (trabalho em equipa, comunicação e relações interpessoais, etc) uma vez que existe um patente défice nesta área; também as competências linguísticas são apontadas como essenciais;

- Em termos de ofertas formativas na área da digitalização, deverão ser melhoradas ou desenvolvidas ofertas, quer para os jovens, quer para os adultos, em temas como: informática na ótica do utilizador, programas de reservas e sistemas específicos ou aplicações de gestão de RH, stocks, ou guest feedback;

Em novembro, entre os dias 16 e 18, realizar-se-á o Workshop: Implementation of Digital Transformation and Sustainability Processes in the Hospitality em Tenerife, local onde a FEDA MADRID desenvolve as formações na área da Hotelaria e em maio de 2023 será a vez dos parceiros se reunirem em Friedrichshafen, Alemanha, para participarem no Workshop final: Best Practice -Digital Dimension - Management and Remote Leadership, organizado pelo BBQ.

*O BBQ Bildung und Berufliche Qualifizierung gGmbH é uma entidade alemã que se dedica a projetos de educação e formação para diferentes públicos-alvo e que trabalha em parceria com empresas, associações, universidades quer na Alemanha, quer noutros países, nomeadamente em África e Ásia.
A FEDA Madrid pertence à rede de 140 Escolas Alemãs existentes em todo o mundo e desenvolve formação inicial nas seguintes áreas: Gestão Industrial, Comercial, Transportes e Logística, Comércio Internacional e Hotelaria. A FEDA Madrid possui centros de formação em Madrid, Valência e Tenerife.