DUAL recebe delegação alemã, composta por deputados e conselheiros do parlamento do Estado da Saxónia
Na passa semana, a DUAL recebeu na sua sede em Lisboa uma delegação alemã, composta por deputados e conselheiros do parlamento do Estado da Saxónia que integram a Comissão dos Assuntos Sociais e da Coesão Social. Também a Ministra de Estado Petra Köpping acompanhou a delegação.
Com um programa bastante extenso e abrangente, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã em conjunto com a Embaixada alemã, um dos dias foi dedicado ao tema do “Recrutamento de trabalhadores qualificados, educação escolar e formação profissional, desemprego (jovem) e inclusão”. E foi nesse âmbito que a delegação visitou a DUAL, tendo sido recebida pelo seu diretor que apresentou as atividades que esta desenvolve, tanto na formação inicial de jovens, como na qualificação e requalificação de adultos. Também o sistema de educação e formação profissional em Portugal e o seu enquadramento no sistema de ensino foi apresentado de forma resumida.
Um dos principais interesses dos elementos desta delegação prendia-se com a formação e recrutamento de trabalhadores no setor da saúde, com especial ênfase para o caso particular dos enfermeiros. Dados recentes, indicam que o número de postos de trabalho por preencher na Alemanha, por falta de pessoal qualificado, atingiu um novo máximo no mês de março. Embora esta lacuna se faça sentir transversalmente a todo o mercado de trabalho, é na área da saúde, apoio social, ensino e formação que assume maior expressão. Com efeito, em março, só nesta área, 6 em cada 10 vagas disponíveis não puderam ser preenchidas com trabalhadores qualificados.
Neste contexto, um dos pontos do programa que mais interesse causou na delegação, foi a visita à Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSCVP). A informação sobre a atual situação do Ensino de Enfermagem em Portugal, como a mesma é feita no nosso país, os dados sobre o número de enfermeiros formados anualmente e as necessidades de recrutamento do lado do setor, alguma informação relativa à mobilidade destes profissionais para outros países, etc., foram temas abordados na excelente apresentação feita pela Diretora da Área de Ensino de Enfermagem e Presidente do Conselho Pedagógico da ESSCVP. Também o impacto que a pandemia provocada pela Covid teve nestes profissionais e o contributo que foi dado pelos mesmos, foi abordado e despertou bastante interesse.
A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, através da DUAL, reconhece a importância deste tipo de partilha e intercâmbio entre Portugal e a Alemanha