symbol Consultadoria em Recursos Humanos

Serviços às Empresas

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, disponibiliza às empresas um serviço de Desenvolvimento de Recursos Humanos que permite uma gestão efetiva e eficaz dos recursos e que abrange todas as áreas ao nível de gestão de recursos humanos nomeadamente:

  • Gestão por competências
  • Análise, qualificação e descrição de funções
  • Desenvolvimento de carreiras
  • Sistemas de avaliação de desempenho
  • Incentivos
  • Análise de clima organizacional
  • Salary survey
  • Coaching
  • Recrutamento e seleção
  • Formação
  • Processamento salarial
  • Higiene e segurança no trabalho (inclui medicina do trabalho)
  • Direito laboral

Baseando-se numa metodologia de melhoria contínua de performance, assente nas necessidades e na realidade das empresas, este serviço é um valor acrescentado para as empresas e permite a qualificação e o desenvolvimento dos recursos e com isso ganhar uma vantagem competitiva fundamental nos dias de hoje.

Uma empresa que aposta no desenvolvimento dos seus recursos humanos e os gere de uma forma estratégica é, na atual conjetura uma empresa que apresenta uma elevada vantagem competitiva.

Recursos humanos qualificados e com um plano de desenvolvimento permitem às empresas competirem num mercado global, apresentando produtos de valor acrescentado, que conseguem corresponder às novas exigências do mercado não sofrendo impactos negativos causados pelo aumento global da competitividade ao nível dos preços, mudanças tecnológicas e mudanças ao nível da legislação laboral.

Os Recursos Humanos são um valor acrescentado para as empresas, é por isso importante ter meios e instrumentos potenciadores de uma adequada gestão de pessoas.

Recrutamento e Seleção

Em Portugal a DUAL, o departamento de Qualificação Profissional, da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã é o seu parceiro para recrutar e selecionar quadros técnicos e superiores qualificados para o mercado português e alemão. Os nossos colaboradores bilingues possuem experiência no mercado nacional e trabalham pessoalmente com os clientes, abordando cada processo de forma individualizada e utilizando uma perspetiva baseada nos dados e factos de cada caso.

O recrutamento dos candidatos é realizado através de diversos meios e processos, possibilitando encontrar os profissionais mais adequados para a sua empresa, nomeadamente:

  • Identificação e contacto direto com candidatos adequados;
  • Procura e contacto com candidatos através de anúncios em revistas da especialidade, jornais, portais da internet, entre outros;
  • Utilização de bases de dados internas e externas;
  • Utilização contactos existentes com associações setoriais, associações profissionais, universidades e associações de estudantes.

No processo de avaliação e seleção dos candidatos o cliente pode optar entre duas opções:

Opção A

  1. Receção e filtragem das candidaturas rececionadas segundo critérios de seleção pré-definidos
  2. Elaboração de um relatório sobre as candidaturas rececionadas e selecionadas para a fase de pré-seleção
  3. Envio de uma carta de recusa aos candidatos que não corresponderam aos requisitos pré-definidos
  4. Realização de primeiras entrevistas para determinação do perfil geral com no máximo 20 candidatos
  5. Realização de testes de avaliação psicológica em conformidade com o perfil desejado
  6. Realização de Assessment Centre com 5 a 8 candidatos por sessão
  7. Realização de segundas entrevistas pormenorizadas para determinação da personalidade, das características profissionais, dos interesses e motivações, do percurso pessoal e profissional, dos planos de futuro. Simulação de uma situação quotidiana profissional com no máximo 10 candidatos
  8. Avaliação e seleção dos 3 ou mais candidatos mais adequados para a fase final
  9. Envio de uma carta de recusa aos candidatos que não conseguiram passar para a fase final
  10. Elaboração de um relatório individual sobre cada candidato da fase final com indicação de, dados pessoais, percurso profissional, interesses e motivações, perfil intelectual e cognitivo  (testes psicométricos), perfil sócio-emocional (estabilidade afetiva-emocional, sociabilidade, atividade geral, comunicação, realização-desempenho, resistência ao stress) e parecer final
  11. Reunião de apresentação dos candidatos em fase final e discussão dos resultados do processo com a empresa
  12. Organização e acompanhamento das entrevistas pessoais dos candidatos finais com o cliente

 

Opção B 

  1. Receção e filtragem das candidaturas rececionadas segundo critérios de seleção pré-definidos
  2. Elaboração de um relatório sobre as candidaturas rececionadas e selecionadas para a fase de pré-seleção
  3. Envio de uma carta de recusa aos candidatos que não corresponderam aos requisitos pré-definidos