symbol Notícias
26
julho 2018

Visita de Estudo à TLSPT

No passado dia 19 de junho os formandos do curso de qualificação contínua Aprovisionamento, Logística e Gestão de Stocks realizaram uma visita de estudo à empresa Toyota Serviços Logísticos Portugal.

Os formandos foram recebidos pelo Diretor da Empresa, Sr. Horácio Sousa que apresentou a empresa, o histórico da mesma, o âmbito do seu trabalho de aprovisionamento e distribuição logística das peças da marca Toyota na Península Ibérica nos últimos 10 anos, o volume de negócios atual de cerca de 18 milhões de euros e as tarefas e funções dos seus 43 Colaboradores.

Os formandos puderam ver ao vivo nesta empresa de sucesso, a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos como por exemplos os novos métodos de picking e crossdocking, as técnicas modernas de armazenagem e os métodos modernos de referenciação e leitura de código de barras existentes na empresa.

Os formandos puderam inteirar-se de exemplos de melhoria contínua introduzida nos processos, decorrentes das ideias apresentadas pelos colaboradores.

Durante a visita de estudo os formandos puderam analisar no terreno vários procedimentos, técnicas e conceitos estudados nas aulas teóricas, por exemplo:

  • 7 Técnicas de armazenagem;
  • Procura “por movimento” e a sua colocação em zona “ouro” ou perto da saída;
  • Gestão económica dos Stocks – fazendo rotações elevadas do Stock;
  • Stock de Segurança - com o objetivo de cobrir as eventuais roturas de stock. Também denominado de proteção;
  • Gestão do inventário;
  • Planeamento e previsão da procura, através da estatística e consumo mensal;
  • Armazenamento móvel (por gravidade);
  • Estantes ajustáveis para paletes (Rack);
  • Processamento das encomendas.

Sendo que todos os formandos trabalham ou eram conhecedores destas áreas de armazenamento, foi unânime a opinião extremamente favorável do conteúdo e âmbito da visita realizada e do empenho, dedicação e pedagogia do orientador que acompanhou a mesma, sendo um cicerone com experiência de dezenas de anos e com conhecimentos profundos da área.

Assim, o Formador, Joaquim Moura, os Formandos agradeceram profundamente ao Sr. Horácio Sousa a sua disponibilidade e dedicação e, à DUAL por ter proporcionado e integrado esta visita numa ação de formação o que enriqueceu substancialmente a mesma, aliando a prática à teoria estudada.