symbol Notícias
29
junho 2018

Projeto iidVET em Viena

No âmbito do Projeto Erasmus + “iidVET” realizou-se a primeira visita de estudo a Viena (Áustria), que ofereceu aos parceiros do projeto, provenientes de cinco países – Espanha, Itália, Alemanha, Portugal e Áustria - uma oportunidade para conhecerem a realidade da formação profissional naquele país.

Durante os três dias os participantes visitaram a WKO, cúpula das Câmaras de Comércio e Indústria na Áustria e a WKNÖ, a Câmara de Comércio e Indústria da região Baixa Áustria. Na mesma região, o grupo visitou uma escola/centro de formação profissional responsável pela formação teórica de várias profissões e que, na Áustria, geralmente é dada em blocos de 10 semanas.

Ainda no âmbito desta viagem de estudo foi possível visitar a Universidade privada “New Design University”, uma padaria e pastelaria tradicional, com mais de 100 anos de experiência na formação profissional dual, e o Ministério da Economia, uma entidade importante na Áustria no âmbito da formação profissional dual.

As visitas às diferentes entidades receberam sempre vários inputs por parte dos responsáveis e proporcionaram ao grupo numerosas oportunidades de diálogo com os intervenientes do sistema de formação profissional dual austríaco. Está previsto uma segunda viagem de estudo, no início de 2019, que irá dar a conhecer aos parceiros do projeto o sistema de formação profissional dual alemão.