symbol Notícias
1
junho 2018

Formandos da DUAL em Bona

Um grupo de formandos do curso de Cozinha/ Pastelaria do Centro DUAL Portimão participou recentemente numa viagem a Bona, na Alemanha. A viagem é parte integrante do projeto internacional VETnet, financiado pelo Ministério da Educação Alemão, e as visitas foram organizadas em conjunto com o BIBB (Instituto Federal Alemão para a Formação Profissional).

O planeamento da viagem teve como objetivo conhecer o sistema de formação dual alemão e os diferentes intervenientes, especialmente na área do turismo.

O grupo visitou o Centro de Formação “Robert-Wetzlar-Berufskolleg”, onde teve oportunidade de assistir a uma apresentação sobre as características dos cursos naquele Centro e os diferentes tipos de educação na Alemanha. Foi ainda possível assistir a uma aula prática de cozinha, com apreciação do formador sobre os pratos elaborados pelos formandos. Após algumas perguntas sobre a forma de funcionamento dos estágios na Alemanha, os formandos da DUAL perceberam que neste ponto as realidades divergem, notando que em Portugal as empresas ainda não valorizam tanto a formação profissional.

No dia seguinte, acompanhados por Johanna Telieps, a visita começou pela padaria/ pastelaria Mauel, que ao longo de 135 anos tem desenvolvido a sua atividade adaptando-se sempre aos novos desafios que têm surgido desde a sua abertura. O grupo foi recebido pelo Sr. Mauel, que prontamente apresentou os diferentes tipos de fabrico daquela empresa.

Na parte da tarde, à semelhança do primeiro dia, Anita Milolaza acompanhou o grupo. No Hotel Maritim aguardava o Chef de cozinha que mostrou as salas de banquetes do hotel, uma delas com capacidade para mais de quatro mil pessoas. A visita prosseguiu pela cozinha e terminou no restaurante com uma pequena reunião de partilha de experiências/ formas de fazer dos diferentes países. O Chef mostrou-se positivamente surpreendido com as questões colocadas pelos formandos e com a motivação demonstrada.

No âmbito desta visita será elaborado pelos formandos material informativo para promover a qualificação profissional junto de futuros formandos e a comunidade.