symbol Notícias
26
abril 2018

Seminário: Alternativas ao Turismo Sol & Mar

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) e o seu departamento de Qualificação Profissional - DUAL, realizou no passado dia 12 de abril o Seminário – Alternativas ao Turismo de Sol & Mar: o Exemplo do Mercado Alemão. Este evento teve como objetivo contribuir para a reflexão sobre as alternativas existentes aos mercados consolidados da região do Algarve, tendo como base o exemplo do mercado alemão. A abertura do evento contou com a presença da Sr.ª Secretária de Estado do Turismo Dr.ª Ana Mendes, que referiu a importância de fomentar a sustentabilidade dos produtos turísticos não só no Algarve, mas em todas as regiões de Portugal. Foram referidas ainda diversas medidas que têm sido desenvolvidas pelo Governo na prossecução deste intuito, já que estamos perante um dos setores económicos mais importantes do país e com maior crescimento.

Os painéis alvo de discussão contaram com a presença de representantes de associações empresariais e profissionais do setor, consultores portugueses e alemães, bem como, representantes do Turismo de Portugal e da Região do Algarve. No painel dedicado à qualificação profissional, para além das Escolas de Turismo do Algarve e da AHETA, estiveram presentes quer o Instituto de Emprego e Formação Profissional, quer o BIBB (organismo gestor da formação profissional na Alemanha).

Os 180 participantes tiveram oportunidade de partilhar as experiências de um mercado que constitui o principal destino de viagens culturais para os Europeus, ficou em primeiro lugar mundial como destino de feiras internacionais, bem como, é um dos preferenciais destinos de Conferências internacionais e de City Break. Em termos de evolução, o setor do turismo na Alemanha tem apresentado nos últimos anos um crescimento exponencial do turismo de viagens de negócio e uma evolução também crescente no setor do lazer. Em todas as intervenções ficou patente que o Algarve continua a ser procurado maioritariamente pelo produto Sol e Mar, fator que fomenta a sazonalidade do mercado e que acarreta consequências sociais e económicas graves para a região. Todos os intervenientes concordam com a importância de desenvolver outros produtos que se constituam não como alternativas, mas como complementos aos já existentes.

O Seminário – Alternativas ao Turismo de Sol & Mar: o Exemplo do Mercado Alemão constituiu assim uma plataforma de partilha de experiências entre um mercado turístico notoriamente desenvolvido em áreas que o Algarve ainda se encontra a explorar e onde foram identificados outros produtos interessantes para a região.