symbol Notícias
18
abril 2018

Projeto Erasmus + "idd VeT"

Entre o dia 20 e 22.03.2018 realizou-se na DUAL Porto e nas instalações do Centro de Formação Profissional do IEFP no Porto, o primeiro Workshop no âmbito do Projeto Erasmus+ “iidVet” (Improving, implementing dual VET) contando com a participação dos parceiros dos 5 países do projeto. Este Workshop deu continuidade ao trabalho realizado no primeiro encontro dos parceiros em janeiro de 2018 em Valladolid e teve como objetivo 3 pontos chaves:

  • Como assegurar a qualidade da formação profissional, tendo em conta o seu reconhecimento e a avaliação do sistema em si;
  • A atratividade da formação profissional dual perante os diferentes stakeholders
  • Como melhorar o mecanismo institucional.

No primeiro dia os participantes tiveram oportunidade de conhecer a atividade “Dia Aberto” da DUAL, o serviço de qualificação profissional da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã e as instalações, contando para isso com o apoio do formando Lucas Sousa do curso de Técnica de Mecatrónica Automóvel.

O segundo dia o Workshop decorreu nas instalações do Centro de Formação do IEFP no Porto e os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e as atividades de formação profissional, tendo também sempre a possibilidade de interação direta com os formadores e formandos e contando com a presença do Vice-Presidente do IEFP, Dr. Paulo Feliciano.

No último dia do Workshop visitou-se a Cincork, o Centro de Formação Profissional da Indústria da Cortiça. Entre as diversas atividades, nas quais os participantes tiveram a oportunidade de se familiarizar com as diferentes vertentes do sistema de formação profissional, nomeadamente com o Sistema de Aprendizagem, houve sempre muita abertura para debate contando nesses momentos também com a participação do responsável da Lufthansa Cargo AG, Mário Ferreira, da AIMMAP (Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal), João Girão e de Laura Rocha da FNE (Federação Nacional da Educação).

No âmbito do projeto está previsto o próximo encontro transnacional em Itália (Região Emília Romanha) em junho deste ano.