symbol Notícias
3
julho 2017

CONFERÊNCIA: Organizar e Gerir na Era da Digitalização

Num momento em que a digitalização da Economia, e em particular da Indústria, assume um papel central na nossa sociedade, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-alemã (CCILA), através da DUAL, o seu serviço de qualificação profissional, realizou uma conferência no Europarque sob o mote „Organizar e Gerir na era da digitalização - Fatores para a competitividade e produtividade“, com o objetivo de dar um contributo efetivo para a reflexão e discussão deste tema de interesse nacional e que contou com cerca de 100 participante.

Pode-se discutir se a 4ª Revolução Industrial já começou ou se está ainda para chegar, mas ninguém duvida que a Indústria 4.0, a internet das coisas, o big data, são temas que estão na ordem do dia e que não podem ser ignorados. Partindo destes pressupostos, os vários especialistas alemães e portugueses que participaram nesta conferência, que teve como lema "Aumentar a Produtividade - Ganhar Competitividade", ajudaram a discutir e a refletir sobre o impacto que a digitalização terá nas organizações e nas pessoas, sobre as profissões do futuro, sobre as transformações nos processos industriais, etc.

 Mas também se refletiu sobre a cibersegurança e os desafios e oportunidades que hoje são colocados às empresas e às organizações, tendo em conta a grande quantidade de dados com que hoje todos lidamos. A esse propósito, foi referida a entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de dados, já em maio de 2018 e para o qual todas as empresas deverão estar preparadas.

Também a presença de responsáveis de empresas que são referências nas suas áreas de atividade, que partilharam as suas experiências e estratégias para enfrentarem a (r)evolução industrial em curso, foi certamente uma mais valia.

Importante foi, também, a presença do Presidente do Conselho Diretivo do COMPETE 2020, Dr. Jaime Andrez, que falou sobre os programas que o organismo que dirige disponibiliza para apoiar a competitividade das empresas, no quadro dos objetivos da Estratégia Europa 2020, alinhados com a “Agenda Digital para a Europa” e com a Estratégia Nacional de Especialização Inteligente (RIS3).

Uma das conclusões mais importantes da conferência foi apresentada pela Dra. Paloma Cabañas, da Huf, que afirmou que se no passado a qualificação dos profissionais era importante, hoje as pessoas e as suas qualificações são um dos maiores desafios que as empresas e os seus líderes enfrentam.

Outra conclusão não menos importante, como referiu no encerramento da conferência o Dr. Miguel Leichsenring Franco, vice-presidente da CCILA, é que o futuro começa já hoje e as empresas que se atrasarem, arriscam-se a perder a corrida da competitividade.