symbol Notícias
2
julho 2017

Encontro de Barcelona, junho 2017

A DUAL integra um Grupo de Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs (AHK) do Mediterrâneo, que tem como objetivo a partilha de informações e experiências sobre o tema da formação profissional.

Este grupo reúne-se duas vezes por ano e o último encontro realizou-se no final de junho, desta vez em Barcelona. Além da anfitriã, a AHK de Espanha, participaram as Câmaras da Grécia, da Itália, da Tunísia, da França e a de Portugal, através da DUAL. Contou ainda com a presença de um representante da Câmara de Comércio e Indústria de Estugarda, o Sr. Siegle, que é Diretor do Departamento de Elaboração de Exercícios e Matérias para Exames para a Formação Inicial e que no decorrer do encontro abordou em vários momentos a temáticas dos exames da Formação Profissional Dual.

A AHK Espanha festeja este ano 100 anos da sua existência em Espanha e ao longo do ano tem realizado vários eventos para celebrar esta data. Um destes eventos foi a "Festa de Verão" que se realizou numa praia de Barcelona e para a qual as AHKs do Grupo de Trabalho Mediterrâneo também foram convidadas.

Ainda no âmbito deste encontro, realizou-se uma visita ao Centro de Formação da SEAT em Barcelona, que em 2017 celebra 60 anos de existência. Foram muitos os formandos que passaram por este Centro de Formação e hoje vários ex-formandos continuam ligados profissionalmente à SEAT e ao seu Centro de Formação.

Foi uma visita muito enriquecedora e durante a qual a AHK de Espanha aproveitou para entregar aos responsáveis pela Formação Profissional da SEAT um diploma no qual certifica que a SEAT implementou o Sistema de Formação Profissional Dual em Espanha, seguindo os critérios de Qualidade da Confederação das Câmaras Alemãs.

O próximo encontro deste grupo está agendado para o início de 2018 e desta feita irá realizar-se em Paris.