Aumento da Produtividade Através da Aplicação da Metodologia REFA

A metodologia REFA promovida pela organização REFA (Associação para o Estudo do Trabalho e Organização Empresarial) sedeada na Alemanha, que em Portugal é representada pela DUAL – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã é uma metodologia única no mundo em termos de organização empresarial e gestão da produção que permite:

•    Melhorar as condições de trabalho;
•    Desenvolver métodos de trabalho adequados à execução de tarefas;
•    Calcular os dados e índices determinantes para o aumento da rentabilidade da empresa;
•    Otimizar os métodos de trabalho;
•    Reduzir os custos de produção da empresa;
•    Introduzir melhorias contínuas em todos os postos de trabalho e setores da empresa;

Entre os muitos clientes nacionais e internacionais que formaram os seus colaboradores na metodologia REFA destacam-se os seguintes testemunhos:

 

Bosch Car Multimédia Portugal, SA.
A Bosch Car Multimedia Portugal S.A. é um dos maiores empregadores da área de Braga, contando atualmente com cerca de 2500 colaboradores. Com reconhecido know-how, a fábrica produz um portfólio variado de produtos eletrónicos, principalmente sistemas de navegação e auto-rádios para a indústria automóvel. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, Bosch Car Multimedia Portugal S.A. foi o 6º exportador nacional em 2010. A fábrica conta um departamento de Investigação e Desenvolvimento, um Centro de Assistência Técnica e serviços de Informática para a Península Ibérica.

Bosch Car Multimedia Portugal S.A. é ainda um Centro de Competências para o mercado Europeu.

Esta multinacional aplica a metodologia REFA na sua área produtiva, na conformação de postos, conformação ergonómica do trabalho, avaliação do grau de rendimento, realização e avaliação de cronometragens, na determinação de tempos (p. ex. distributivo, descanco, etc.) e na conformação do fluxo de material.

Para a Bosch Car Multimédia Portugal as principais vantagens desta metodologia alemã são a possibilidade de optimização dos processos produtivos, a melhoria das condições de trabalho em conformidade com as necessidades dos colaboradores e a rentabilidade da empresa.

Esta empresa aposta há mais de 20 anos nesta metodologia e nos ganhos associados à mesma, pelo que investe na qualificação contínua dos seus colaboradores na metodologia REFA.

Grohe Portugal Componentes Sanitários, Lda.
Esta multinacional alemã aplica a metodologia REFA em todas as suas áreas produtivas, utilizando essencialmente a cronometragem e o multimomento para a obteção de tempos standard e tempos distributivos, realizando também a conformação de postos de trabalho.

Para a Grohe as vantagens desta metodologia consistem na sua organização clara, com abordagem de muitos tópicos de utilização corrente em produção, o que permite obter dados confiáveis e uma melhoria dos resultados das intervenções efetuadas.

Nesta empresa a conformação de postos de trabalho possibilita ganhos em termos de tempos ciclo e/ou a diminuição da percentagem de tempos distributivos, sendo esses valores validados pela cronometragem, multimomento ou outra técnica escolhida.


Flupol
A FLUPOL é uma empresa especializada na aplicação de revestimentos anti-aderentes , auto-lubrificantes e anti-corrosão (Teflon®, Durit, Halar®, etc.) em peças, normalmente metálicas mas também em vidro, cerâmica, etc.

Tem por objetivo resolver os mais diversos problemas de aderência, corrosão e lubrificação frequentes em múltiplos processos industriais.

De modo a satisfazer as necessidades do cliente, a FLUPOL procura um aperfeiçoamento contínuo em todos os processos, disponibilizando-se para, em estreita colaboração com clientes e fornecedores, desenvolver as melhores soluções para cada situação.

Esta empresa nacional aplica a metodologia REFA em todas as suas áreas produtivas. Para a Flupol os resultados da aplicação da metodologia REFA traduzem-se no aumento da sua produtividade e redução dos custos de produção.

Viveiros Monterosa, Lda.
A Vivieiros Monterosa dedica-se à produção e comercialização de plantas ornamentais de qualidade durante todo o ano nos seus viveiros do Algarve (Moncarapacho /Luz de Tavira) e Porto (Perosinho).

A empresa aplica a metodologia REFA em todos os aspectos de organização do trabalho na produção com especial ênfase na conformação de postos e métodos de trabalho, cronometragens e equilíbrio de operações.

Para a Viveiros Monterosa as vantagens desta metodologia consistem na formatação pessoal do especialista para a procura dos aspetos que podem ser alvo de melhoria de eficiência, na aplicabilidade à área agrícola e disponibilização das mais diversas ferramentas para o estudo e a resolução dos problemas que se colocam.

Através da implementação de métodos de trabalho REFA na propagação de plantas, no equilíbrio das máquinas de envasamento, nas operações de corte e de atar de plantas, na preparação e escolha dos produtos para venda, a Viveiros Monterosa obteve aumentos de produtividade que variam entre os 20 – 50 % em cada operação estudada de forma aprofundada.

REFERÊNCIAS

CALENDÁRIO DE CURSOS

Revenue Management

INÍCIO A 27 MAR 2017

Saber mais...

NOTÍCIAS

Qualificação - A Fórmula para a Empregabilidade

11 JUL 2013

Ler mais...