Aumento da Produtividade Através da Aplicação da Metodologia REFA

A metodologia REFA promovida pela organização REFA (Associação para o Estudo do Trabalho e Organização Empresarial) sedeada na Alemanha, que em Portugal é representada pela DUAL – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã é uma metodologia única no mundo em termos de organização empresarial e gestão da produção que permite:

•    Melhorar as condições de trabalho;
•    Desenvolver métodos de trabalho adequados à execução de tarefas;
•    Calcular os dados e índices determinantes para o aumento da rentabilidade da empresa;
•    Otimizar os métodos de trabalho;
•    Reduzir os custos de produção da empresa;
•    Introduzir melhorias contínuas em todos os postos de trabalho e setores da empresa;

Entre os muitos clientes nacionais e internacionais que formaram os seus colaboradores na metodologia REFA destacam-se os seguintes testemunhos:

 

Bosch Car Multimédia Portugal, SA.
A Bosch Car Multimedia Portugal S.A. é um dos maiores empregadores da área de Braga, contando atualmente com cerca de 2500 colaboradores. Com reconhecido know-how, a fábrica produz um portfólio variado de produtos eletrónicos, principalmente sistemas de navegação e auto-rádios para a indústria automóvel. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, Bosch Car Multimedia Portugal S.A. foi o 6º exportador nacional em 2010. A fábrica conta um departamento de Investigação e Desenvolvimento, um Centro de Assistência Técnica e serviços de Informática para a Península Ibérica.

Bosch Car Multimedia Portugal S.A. é ainda um Centro de Competências para o mercado Europeu.

Esta multinacional aplica a metodologia REFA na sua área produtiva, na conformação de postos, conformação ergonómica do trabalho, avaliação do grau de rendimento, realização e avaliação de cronometragens, na determinação de tempos (p. ex. distributivo, descanco, etc.) e na conformação do fluxo de material.

Para a Bosch Car Multimédia Portugal as principais vantagens desta metodologia alemã são a possibilidade de optimização dos processos produtivos, a melhoria das condições de trabalho em conformidade com as necessidades dos colaboradores e a rentabilidade da empresa.

Esta empresa aposta há mais de 20 anos nesta metodologia e nos ganhos associados à mesma, pelo que investe na qualificação contínua dos seus colaboradores na metodologia REFA.

Grohe Portugal Componentes Sanitários, Lda.
Esta multinacional alemã aplica a metodologia REFA em todas as suas áreas produtivas, utilizando essencialmente a cronometragem e o multimomento para a obteção de tempos standard e tempos distributivos, realizando também a conformação de postos de trabalho.

Para a Grohe as vantagens desta metodologia consistem na sua organização clara, com abordagem de muitos tópicos de utilização corrente em produção, o que permite obter dados confiáveis e uma melhoria dos resultados das intervenções efetuadas.

Nesta empresa a conformação de postos de trabalho possibilita ganhos em termos de tempos ciclo e/ou a diminuição da percentagem de tempos distributivos, sendo esses valores validados pela cronometragem, multimomento ou outra técnica escolhida.


Flupol
A FLUPOL é uma empresa especializada na aplicação de revestimentos anti-aderentes , auto-lubrificantes e anti-corrosão (Teflon®, Durit, Halar®, etc.) em peças, normalmente metálicas mas também em vidro, cerâmica, etc.

Tem por objetivo resolver os mais diversos problemas de aderência, corrosão e lubrificação frequentes em múltiplos processos industriais.

De modo a satisfazer as necessidades do cliente, a FLUPOL procura um aperfeiçoamento contínuo em todos os processos, disponibilizando-se para, em estreita colaboração com clientes e fornecedores, desenvolver as melhores soluções para cada situação.

Esta empresa nacional aplica a metodologia REFA em todas as suas áreas produtivas. Para a Flupol os resultados da aplicação da metodologia REFA traduzem-se no aumento da sua produtividade e redução dos custos de produção.

Viveiros Monterosa, Lda.
A Vivieiros Monterosa dedica-se à produção e comercialização de plantas ornamentais de qualidade durante todo o ano nos seus viveiros do Algarve (Moncarapacho /Luz de Tavira) e Porto (Perosinho).

A empresa aplica a metodologia REFA em todos os aspectos de organização do trabalho na produção com especial ênfase na conformação de postos e métodos de trabalho, cronometragens e equilíbrio de operações.

Para a Viveiros Monterosa as vantagens desta metodologia consistem na formatação pessoal do especialista para a procura dos aspetos que podem ser alvo de melhoria de eficiência, na aplicabilidade à área agrícola e disponibilização das mais diversas ferramentas para o estudo e a resolução dos problemas que se colocam.

Através da implementação de métodos de trabalho REFA na propagação de plantas, no equilíbrio das máquinas de envasamento, nas operações de corte e de atar de plantas, na preparação e escolha dos produtos para venda, a Viveiros Monterosa obteve aumentos de produtividade que variam entre os 20 – 50 % em cada operação estudada de forma aprofundada.

REFERÊNCIAS

CALENDÁRIO DE CURSOS

Alemão - Nível A1 a B2

INÍCIO A 16 JAN 2017

Saber mais...

NOTÍCIAS

O Sistema DUAL Pode Representar um Forte Impulso no Desenvolvimento de Políticas de Criação de Emprego

17 OUT 2014

"O Sistema DUAL Pode Representar um Forte Impulso no Desenvolvimento de Políticas de Criação de Emprego"

Ler mais...