No passado dia 22 de outubro, a DUAL, o serviço de Qualificação Profissional da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, realizou mais uma Tertúlia dedicada ao desporto automóvel.


Para esta 4ª edição, a primeira depois de 2 anos de interrupção imposta pela Covid 19, o tema escolhido foi “Mulheres nos Desportos Motorizados: desafios e experiências”. E se o facto de habitualmente os homens serem os protagonistas dos desportos motorizados podia indiciar um menor interesse para esta tertúlia, as mais de cinquenta pessoas que estiveram presentes, além das que assistiram remotamente através das redes sociais da DUAL, acabaram por demonstrar o contrário.


Com a moderação a cargo de 2 personalidades com larga experiência como jornalistas na área dos desportos motorizados, a Laura Natividade (que também tem experiência como piloto de ralis) e o Rui Baltazar, as 10 convidadas que aceitaram participar nesta tertúlia partilharam experiências e estórias que captaram a atenção dos participantes durante mais de 2 horas. De diferentes gerações, diferentes modalidades (ralis, todo terreno, rampas, velocidade, enduro, trial), com diferentes experiências (pilotos e navegadoras) e veículos (automóveis e motos), as convidadas mostraram que o facto de serem mulheres, mães, possuírem diferentes formações e profissões, não as impede de praticar desportos tão exigentes e ao mais alto nível. Além disso, mostraram que a boa disposição e o sentido de humor não são incompatíveis com profissionalismo, dedicação e competitividade.

 

Nome Modalidade
Rita Vieira Piloto profissional de Enduro e Trial. Bi Campeã do mundo de Bajas, na classe Feminina e Júnior (2014, 2015). Campeã Nacional de Enduro - Feminina, 4º lugar no Campeonato do Mundo de Enduro, realizada na Alemanha.
Lígia Albuquerque  Piloto de velocidade, ralis, todo-terreno; Navegadora
Eva Laranjeira  Piloto de montanha e velocidade
Sofia Mouta  4 ralis como piloto e 111 ralis como navegadora
Bárbara Barros  Piloto de Montanha 
Diana Pereira  Navegadora de ralis
Isabel Ramalho  Navegadora de ralis
Catarina Sousa  Navegadora de ralis
Xana Santos  Navegadora de ralis
Daniela Rodrigues  Piloto ralis; Navegadora

 

Além das 10 protagonistas e 2 moderadores desta tertúlia, estiveram ainda presentes algumas personalidades ligadas aos desportos automóvel e participantes em anteriores edições, nomeadamente os pilotos consagrados Joaquim Santos e Jorge Ortigão e o preparador/mecânico Fausto Nunes. Também os representantes dos parceiros da DUAL nestas andanças, a BAHCO e a FUCHS Lubrificantes (representada por André Castro Pinheiro, também piloto de velocidade), ambas tradicionais e reconhecidas apoiantes dos desportos motorizados, contribuíram para o sucesso desta iniciativa.

Na mesma altura e como introdução, o Guilherme André Ribeiro, que escreve regularmente sobre automobilismo, nomeadamente para o jornal AutoSport, fez uma interessante apresentação sobre a participação das mulheres ao longo da história nos desportos motorizados.

A juntar a tudo isto, esteve ainda patente entre 15/10 e 29/10 uma fantástica exposição de miniaturas de competição automóvel, com mais de 160 exemplares de algumas coleções privadas e que incluiu cerca de 30 exemplares ligados a equipas femininas. O responsável pela organização da exposição e o grande impulsionador destas tertúlias, foi o formador da DUAL Francisco Carvalho, colecionador e grande apaixonado pelo desporto automóvel.

A DUAL iniciou estas tertúlias em 2017, ano em que se assinalou o 50º aniversário do Rally de Portugal. O objetivo é sempre o mesmo: promover a troca de experiências, num ambiente informal e com conversas soltas. E por estas tertúlias já passaram algumas das figuras mais conhecidas e reconhecidas do desporto automóvel nacional, como Joaquim Santos, Joaquim Moutinho, Jorge Ortigão, Armindo Araújo, Paulo Marques, Tiago Allen, Fausto Nunes, entre outros. A forte ligação da DUAL ao setor automóvel desde 1983, realizando desde essa data cursos de mecânica e mecatrónica automóvel para jovens, em estreita ligação com as empresas do setor, é o principal motivo para estas iniciativas. E o facto deste ano ter iniciado,
pela primeira vez, um curso de Técnico de Mecatrónica de Motociclos, foi mais um argumento.


A próxima edição está já agendada para 2023 e os organizadores prometem surpreender, mais uma vez.