Resumo da Atividade REFA Alemanha

Orientação da REFA

Na Alemanha a associação REFA é considerada a Organização para o Estudo do Trabalho e Organização Empresarial líder do mercado. Desde a sua fundação em 1924 esta associação dedica-se a transmitir know-how. Durante muito tempo este know-how foi transmitido apenas em forma de qualificação contínua, há alguns anos existe também a consultoria e o coaching. Através destas competências chave permanentemente em atualização, a REFA contribui para o aumento da competitividade da economia e para a otimização contínua das condições de trabalho dos trabalhadores.

A organização REFA

Na Alemanha, a Organização REFA é composta por 10 associações regionais que por sua vez se encontram subdivididos em cerca de 90 organizações locais. Ao nível mundial a associação REFA encontra-se representada em muitos países através dos seus parceiros de cooperação. A associação conta com inúmeros peritos das áreas da ciência, pesquisa científica, indústria, administração, associações empresariais e instituições. Devido a esta rede de parceiros de cooperação a REFA garante a transmissão contínua e efetiva de know-how. Há décadas a REFA coopera também com organizações profissionais e sectoriais. Atualmente esta cooperação estende-se a mais de 20 organizações ao nível da Alemanha. Graças a esta base orientada para a prática, a REFA pode satisfazer necessidades específicas dos seus clientes e oferecer métodos, seminários e serviços de consultoria orientados para o cliente.

As áreas de Qualificação Contínua e Consultoria da REFA

Com estas duas competências chave a REFA pode responder a praticamente todas as questões da cadeia de valor da empresa e de todas as áreas da organização empresarial para a indústria, administração e gestão de saúde. Os seminários REFA são sempre desenvolvidos em conjunto com técnicos das respetivas áreas assim como com representantes da ciência e com as partes da convenção coletiva. Todos os formadores são previamente formados em cursos de formação de formadores específicos da REFA. A oferta de qualificação contínua contém tanto seminários individuais como formações completas para técnicos e quadros superiores. A consultoria REFA serve em parte de complemento aos programas de qualificação contínua – sendo realizado um coaching para acompanhamento da implementação dos conhecimentos adquiridos na prática. A consultoria REFA foca principalmente a otimização da organização e dos processos tanto em projetos pequenos como grandes. A oferta de qualificação contínua e de consultoria destina-se a empresas tanto a pequenas e médias empresas como a empresas grandes e multinacionais.

A metadologia REFA

A metodologia REFA abrange os conhecimentos tradicionais e sempre atualizados da REFA. Os métodos chave destinam-se à otimização de processos de trabalho assim como à determinação e avaliação de dados da empresa. Os individuais métodos não podem apenas ser aplicadas isoladamente, mas sim também podem ser utilizadas em conjunto complementando-se. A aplicação dos métodos e das ferramentas segundo a metodologia REFA torna possível a análise geral e sistemática dos processos de trabalho por forma a permitir a análise e otimização de toda a cadeia de valores da organização. A particularidade da metodologia REFA reside na sua neutralidade em termos de política tarifária. Antes da publicação de um método os seus conteúdos são sempre analisados pela Associação Federal de Entidades Patronais Alemãs (Bundesvereinigung der Deutschen Arbeitgeberverbände - BDA) e pela Associação de Sindicatos Alemães (Deutschen Gewerkschaftsbund - DGB).

REFA-Internacional

Através da REFA-Internacional a associação oferece qualificação contínua e consultoria ao nível mundial. Esta atividade „sem fronteiras“ é realizada por parceiros locais certificados ou diretamente a partir da Alemanha. Devido à sus rede extensa de parceiros a REFA pode sempre considerar as condicionantes locais. Empresas e organizações de praticamente todos os sectores e áreas pertencem à carteira de clientes internacionais da REFA. Por regra, o objetivo destas empresas é trabalharem ao nível mundial com os mesmos métodos e procederem também ao nível internacional ao intercâmbio de conhecimentos e experiências.

REFERÊNCIAS

CALENDÁRIO DE CURSOS

Técnico de Gestão Administrativa

INÍCIO A 01 SET 2017

Saber mais...

NOTÍCIAS

Qualificação - A Fórmula para a Empregabilidade

11 JUL 2013

Ler mais...